Temos de concordar: este é um dos nossos piores pesadelos. Pode ser que ele caia no banheiro, ou que você pule na piscina com ele no bolso. Pode bastar uma simples chuva ou um descuido na hora de usar o vaso sanitário para estragar seu celular. Tudo isso é suficiente para nos deixar à beira de um infarto. Geralmente, seguros de celulares não cobrem danos causados por água, e você pode acabar perdendo todas as suas fotos e conversas num piscar de olhos!
Mas nós, a ManutenCel, temos boas notícias para você. Pode ser que nem tudo esteja perdido, e a seguir iremos ensina-lo como prestar os ‘primeiros socorros’ ao seu telefone caso ele caia na água.
1 – Retire imediatamente da água
Pode soar óbvio, mas pode ser que você pense que tudo já está perdido, e que não vale a pena se apressar para retirar o aparelho da água. Porém, esses segundos a mais podem ser cruciais, pois, se você estiver com sorte, a água pode ainda não ter prejudicado nenhum circuito importante do celular.
2 – Desligue-o
O mais normal é que ele tenha desligado automaticamente ao cair na água, mas se isso não aconteceu, desligue-o. Faça isso rapidamente.
3 – Retire a bateria (se for possível)
Se você tem um celular que não permite a retirada da bateria, como um iPhone, pule para o próximo passo. Mas, se for possível retirar a bateria, faça-o sem hesitar. Seu celular funciona com eletricidade extraída da bateria. Quando você a retira do aparelho, está cortando a fonte de energia e evitando um dano maior.
4 – Retire o Sim Card, o Memory Card e qualquer outro componente
Tudo o que você puder retirar do aparelho, retire. Assim, você poderá secar parte por parte com um pano (não use papel nem guardanapo, pois eles podem se desfazer ou soltar fragmentos que poderiam tampar os orifícios).
5 – Coloque-o em uma embalagem à vácuo
Desta forma, você irá extrair aquelas partículas de água que ficaram nos orifícios e que não querem sair. Coloque o telefone em uma embalagem plástica e retire o ar, criando o vácuo.
6 – Coloque-o numa embalagem com arroz ou outro elemento absorvente
Não é mito: secar o celular com um pano não permite chegar até o interior do aparelho, então você precisa de algo que absorva a água… como arroz cru! Coloque o telefone e todas as suas partes em um recipiente cheio de arroz e deixe por uns três dias. Outros materiais alternativos que absorvem a água são a areia higiênica para gatos e o gel de sílica encontrado em peças de roupa ou sapatos recém comprados.
7 – Ligue-o, cruze os dedos e torça para que não tenha estragado
Ainda que técnicos afirmem que as possibilidades de dano ao celular que cai na água são muitas, a ManutenCel é muito otimista, então nós sabemos que o seu celular irá ligar. Aqui na empresa, recebemos vários iPhone comprometido pela água, mas alguns tiveram sucesso. É importante que você resista à tentação de ligá-lo e trazê-lo para a gente consertar. Boa sorte!